Já estão publicados os três primeiros episódios da Áudio-Cartilha: αlphaβetaΚriptografia, um podcast que tratará dos principais aspectos tecnológicos e jurídicos da criptografia, a fim de divulgar o conhecimento para o público no Brasil. Cada um dos dez capítulos da cartilha, produzida pelo Instituto Beta: Internet & Democracia em parceria com o grupo de pesquisa Cultura Digital & Democracia, traz um assunto principal, e contará com depoimentos seletos de especialistas. As capas dos episódios trazem a arte de Iuri Verlindo; roteiro e edição por John Razen; apresentação por John Razen e Paulo Rená.

Em 28 de agosto foi lançado o episódio #001 – O que é Criptografia, com noções básicas de como funciona a encriptação, quais as suas utilidades e os sistemas que dependem de seu uso: uma espécie de be-a-bá. Participam Marcos Antônio Simplício Júnior, professor do Departamento de Engenharia de Computação e Sistemas Digitais da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – USP; e Fábio Mendes, professor do Departamento de Engenharia de Software da Universidade de Brasília. Esse primeiro capítulo integrou a #CRIPTOAGOSTO, campanha promovida pela Coalizão Direitos na Rede para ressaltar a importância do fortalecimento da criptografia nas comunicações digitais.

No dia 08 de setembro foi a vez do episódio #002 – Quem não deve também teme, que tratou da relação entre sigilo, proteção de dados e criptografia. Participaram Diego Machado, do Centro de Estudos de Direito, Internet e Sociedade do Instituto Brasiliense de Direito Público's (CEDIS-IDP), ex-integrante do Instituto de Referência em Internet e Sociedade (IRIS); Christian Perrone, do Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio (ITS); e Veridiana Alimonti, da Eletronic Frontier Foundation (EFF).

E o mais recente, #003 – Bloqueio de aplicativos no Brasil, foi publicado dia 17 de setembro. Os depoimentos são de Paulo Rená, do grupo de pesquisa Cultura Digital e Democracia; Nathália Sautchuk, German Chancellor Fellow no Centre for Global Cooperation Research da Universidade de Duisburg-Essen; e Laís Barufi, que após 3 anos incríveis, acabou de se desvincular do Instituto Beta.

A cada suas semanas, um novo episódio estará no feed do Segurança Legal. O podcast, especializado em direito da tecnologia e segurança da informação, é o parceiro responsável pela pós-produção e distribuição da αlphaβetaΚriptografia. Pra ouvir, você pode assinar no seu agregador de áudio favorito, ou ouvir no Spotify, além de outras opções, todas explicadas no site do podcast.