A criptografia será um dos assuntos da oficina "Serviços essenciais, teletrabalho e segurança da informação em tempos de exceção", realizada dia 23 de setembro das 14:00 as 15:30, durante a 10ª edição do Fórum da Internet no Brasil.

As medidas de isolamento social implementadas em 2020 evidenciaram a crescente relevância da internet para a operação dos serviços essenciais, bem como do teletrabalho de modo geral. Diante desse cenário, o workshop discutirá o papel das políticas de segurança da informação, sobretudo aquelas relacionadas à criptografia, num contexto em que tanto as instituições quanto a população encontram-se crescentemente dependentes das TICs para a realização de suas atividades.

Estão previstas as participações de:

  • Dario Carnevalli Durigan (Facebook Brasil);

  • Gustavo Ramos Rodrigues (Instituto de Referência em Internet e Sociedade - IRIS) ;

  • Janaina Spode (Casa da Cultura Digital Porto Alegre - CCDPOA) ;

  • Leonardo Ribeiro da Cruz (Universidade Federal do Pará) ;

  • Mariana Canto (Instituto de Pesquisa em Direito e Tecnologia do Recife - IP.rec) ;

  • e Rita de Castro Hermes Meira Lima (Defensoria Pública do Distrito Federal/DPDF e Associação Nacional das Defensoras e Defensores Públicos/ANADEP) .

Promovido pelo CGI.br na semana de 21 a 25 de setembro, o FIB funciona também como atividade preparatória para o Fórum de Governança da Internet (IGF), evento global realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU).

A programação completa contará com 27 oficinas. As inscrições são gratuitas e ainda estão abertas.